FRUIT LOGISTICA 2025

Fevereiro 5, 2025
1739441035645

Berlim, Alemanha

Uma delegação do Invest in Alentejo, programa coordenado pela Agência de Desenvolvimento Regional do Alentejo, em parceria com a APS – Administração dos Portos de Sines e do Algarve, S.A. e com a PSA Sines, S.A., participou na FRUIT LOGISTICA 2025, em Berlim, com o objetivo de reforçar a posição estratégica da região como plataforma logística de referência para o comércio internacional de frutas.

A missão, que decorreu entre os dias 5 e 7 de fevereiro, permitiu aos representantes do Invest in Alentejo, da APS – Administração dos Portos de Sines e do Algarve, S.A. e da PSA Sines, S.A. estabelecer contatos com importadores e exportadores de frutas, operadores logísticos e outros players do setor, com vista a promover o Porto de Sines como porta de entrada e saída de frutas na Península Ibérica.

Resultados da Missão:
Capacidade operacional do Porto de Sines: Foi possível clarificar a capacidade do Porto de Sines para o despacho de carga refrigerada, como as frutas, junto dos importadores e exportadores localizados no hinterland ibérico.
Previsão da próxima campanha: Foi possível conhecer o que se perspectiva para a próxima campanha, em termos de quantidades e timing de chegada, por forma a otimizar a operação.
Melhoria dos canais de comunicação: Foram estabelecidos contatos com vista a melhorar os canais de comunicação entre a autoridade portuária, a concessionária do terminal, os donos da carga e outros agentes económicos.
Conhecimento sobre contextos comerciais e políticos: Foi aprofundado o conhecimento sobre contextos comerciais e políticos das regiões exportadoras e importadoras com relevância para os fluxos logísticos de fruta e vegetais.
Benchmarking do desempenho de portos concorrentes: Foi realizado benchmarking do desempenho de portos concorrentes na movimentação de carga refrigerada e identificados pontos de melhoria.
Detecção de novas oportunidades de mercado: Foram detectadas novas oportunidades de mercado e promovido o Porto de Sines como porta de entrada e saída de frutas na Península Ibérica.

A participação na FRUIT LOGISTICA foi cofinanciada pelo Programa Regional do Alentejo (Alentejo 2030), no âmbito do projeto Invest in Alentejo 2.0, demonstrando o compromisso da União Europeia e das autoridades regionais em promover o desenvolvimento económico do Alentejo.