ADRAL participa no Debate Europeu sobre Inovação e Transição Verde

Junho 24, 2025
1751019605068

Foligno, Itália

A ADRAL participou no evento europeu de alto nível “Clusters Meet Regions”, que decorreu em Foligno, Itália, nos dias 24 e 25 de junho. Esta importante conferência, organizada pela SVILUPPUMBRIA SPA, pela Regione Umbria e pela Plataforma Europeia de Colaboração de Clusters (European Cluster Collaboration Platform (ECCP)) em nome da Comissão Europeia, focou-se no papel vital dos clusters como motores da transição verde e digital nos ecossistemas de inovação regionais.

O evento juntou líderes da indústria, decisores políticos e agências de desenvolvimento de toda a Europa para debater a inovação nos setores aeroespacial, da e-mobilidade e náutico, e fortalecer a resiliência dos ecossistemas industriais europeus.

A nossa agência foi representada pelo Coordenador do Departamento de Relações Externas, Daniel Janeiro, que teve uma participação ativa em duas sessões-chave, demonstrando o dinamismo e a visão da nossa região:

– Como Orador, no painel dedicado à “Cooperação Internacional para Superar os Desafios da Transformação Industrial”, onde partilhou a experiência e as estratégias da ADRAL e do Alentejo no fomento do crescimento económico através da internacionalização de clusters.

– Como Moderador, na sessão sobre “Internacionalização, Inovação e Tecnologias Intersetoriais”, facilitando um debate dinâmico entre especialistas de renome sobre como a tecnologia e as parcerias internacionais podem acelerar a transição ecológica.

A participação da ADRAL neste fórum é fundamental para a nossa missão de posicionar o Alentejo no mapa da inovação europeia. As sinergias criadas e o conhecimento partilhado são essenciais para fortalecer o nosso ecossistema empresarial e para alinhar as nossas estratégias de desenvolvimento com as prioridades europeias, no âmbito do programa Next Gen EU.

Agradecemos à Sviluppumbria e à European Cluster Collaboration Platform pelo convite e pela organização exemplar. Continuaremos a trabalhar para alavancar estas redes de cooperação em benefício da nossa região e das suas empresas.