Alandroal, Alentejo, Portugal
A Agência de Desenvolvimento Regional do Alentejo organizou recentemente em parceria com o Município de Alandroal uma reunião do projeto MedDiet Go, que decorreu durante o Festival do Peixe do Rio em Alandroal.
O MedDiet Go é uma iniciativa que visa combater o dualismo entre o congestionamento urbano e o despovoamento rural na região do Mediterrâneo, áreas que enfrentam impactos significativos das alterações climáticas. Aproveitando o modelo de resiliência da Dieta Mediterrânica, o projeto procura promover um equilíbrio nos destinos turísticos, focando-se nas áreas rurais e na sustentabilidade.
No âmbito desta iniciativa, teve início o Laboratório Vivo do Alentejo para a Dieta Mediterrânica, que pretende ser um espaço de inovação e colaboração, onde agentes locais e empresas se unem para desenvolver e testar soluções que valorizem a Dieta Mediterrânica como motor de desenvolvimento turístico na região. Com esta iniciativa pretende-se promover a sustentabilidade, potenciar os recursos endógenos e fortalecer a identidade cultural do Alentejo, posicionando-o como um destino turístico de excelência. A primeira sessão foi bastante participada, contando com peritos de Espanha, Bulgária, Eslovénia, Grécia e Itália, que se juntaram aos agentes do território na partilha de conhecimento e no planeamento colaborativo, em torno da Dieta Mediterrânica e da forma como pode potenciar o turismo sustentável em territórios rurais e de baixa densidade, como é o caso do Alentejo.
Em paralelo, a Agência de Desenvolvimento Regional do Alentejo organizou uma visita técnica à empresa Terramay para mostrar um caso de sucesso ao nível da agricultura regenerativa, em paralelo com o desenvolvimento de um ecossistema empresarial em torno da Dieta Mediterrânica e da Sustentabilidade, reveladora do espírito empreendedor dos agentes da região do Alentejo.
O projeto é financiado pela UE, no âmbito do programa Interreg Euro-MED.

