REDES INTERNACIONAIS

Estruturas internacionais que a ADRAL integra
bt_bb_section_bottom_section_coverage_image
https://www.adral.pt/wp-content/uploads/2025/10/imago_EURADA.jpg

EURADA

Associação Europeia de Agências de Desenvolvimento
Saber mais...

A ADRAL é uma das agências associadas da EURADA – Associação Europeia de Agências de Desenvolvimento e é desde 2024 Vice-Presidente desta organização europeia.

A EURADA promove a interligação entre as diversas agências de desenvolvimento regional associadas, os vários parceiros de negócio e as demais entidades da administração local e regional, através de uma rede com mais de 60 agências oriundas de 21 países da União Europeia e fora dela.

Desde 2017 que a ADRAL é membro do Conselho de Administração da EURADA.

A 15 de dezembro de 2020, a ADRAL foi reeleita para esta posição, bem como, para membro do Comité Executivo, permitido desta forma continuar a ter posição privilegiada para a contribuição de inputs que permitam a definição de novas ações que possam incrementar a participação do Alentejo em ações de cooperação europeia, para benefício dos agentes e da região, com especial incidência na atração de investimento estrangeiro.

A ADRAL foi eleita vice-presidente da Eurada em 2024.

 

https://www.adral.pt/wp-content/uploads/2025/10/48453190bbbd321.jpg

ERRIN

European Regions Research and Innovation Network
Saber mais...

A ADRAL é membro integrante da ERRIN – European Regions Research and Innovation Network, conhecida plataforma com sede em Bruxelas que reúne cerca de 120 organizações regionais de mais de 20 países europeus. Fundada em 2001, a ERRIN ajuda os membros a aprimorar suas capacidades regionais e locais de pesquisa e inovação e desenvolver ainda mais os seus ecossistemas de R&D. A rede mantém um relacionamento de longa data com as instituições da UE e outras organizações para fortalecer a dimensão regional e local na política e nos programas de pesquisa e inovação da UE.

https://www.adral.pt/wp-content/uploads/2025/10/iurcchina.jpg

IURC - CHINA

Cooperação Urbana e Regional Internacional
Saber mais...

A ADRAL tem estado a trabalhar nas relações bilaterais entre o Alentejo e um conjunto de cidades chinesas, no âmbito da rede internacional IURC, que integra.

A Cooperação Urbana e Regional Internacional (IURC) é uma rede global que reúne 138 cidades e 50 regiões de 36 países para colaborar com os setores público e privado, instituições de pesquisa e inovação, organizações da sociedade civil e cidadãos para promover um ambiente inclusivo e ganhador, na abordagem para o desenvolvimento urbano sustentável e inovação regional.

Ao participarem no projeto, as cidades e regiões piloto da UE e da China podem trocar experiências e conhecimentos sobre transição ecológica e Green Deal, renovação urbana/regional e coesão social, inovação e desenvolvimento sustentável. Em clusters temáticos, cooperação pragmática e parcerias estratégicas serão estabelecidas para explorar conjuntamente soluções verdes e criar um futuro comum próspero.

Com a reabertura da China, estão a ser organizadas reuniões presenciais e visitas de estudo para cidades europeias visitarem a China e vice-versa. As cidades da IURC-China estão bem posicionadas para beneficiar da retoma das atividades na China após o encerramento induzido pela pandemia de COVID-19.
De 2 a 8 de julho de 2023, a ADRAL foi convidada a integrar a visita da delegação da IURC China a Pequim, Hangzhou e Zhengzhou na China.

Apesar dos desafios inesperados que afetaram a cooperação internacional e os intercâmbios no ano passado, a IURC China facilitou com sucesso o intercâmbio de boas práticas e estabeleceu estruturas de cooperação e ações conjuntas entre as nossas cidades e regiões piloto. O potencial de cooperação entre a Região do Alentejo e Hangzhou e Dalian é uma grande promessa para empreendimentos futuros.

https://www.adral.pt/wp-content/uploads/2025/10/in_rural_europe-logo_photo-1.jpg

IREA

In Rural Europe
Saber mais...

A ADRAL é membro fundador da IREA, que nasce de uma parceria criada para defender os interesses dos territórios rurais, com o objetivo de aprender, partilhar, experimentar, preservar, valorizar, inovar e cooperar. Parceiros que desejem dotar-se dos meios para desenvolver a economia local necessária ao desenvolvimento da sua comunidade local.
Principais objetivos:
Contribuir para o desenvolvimento das zonas rurais, reforçando a coesão social;
Partilhar uma experiência comum com ecossistemas com as mesmas características;
Dar aos cidadãos a oportunidade de partilharem um sentimento de pertença europeia;
Desenvolver ações tangíveis para os cidadãos de forma a tornar visível o apoio da Europa.

https://www.adral.pt/wp-content/uploads/2025/03/09ff7901-55b3-401b-a7d4-1673e2581bcf.jpg

Representação da ADRAL em Bruxelas

Saber mais...

Desde março de 2019 que por via da ADRAL, o Alentejo passou a ser a única região do País representada permanentemente em Bruxelas, por liason office.

Contudo a ausência de uma estrutura de suporte capaz de financiar os custos referentes a esta operação obrigou à procura de uma solução alternativa, que garantisse benefício semelhante, sem o custo associado.

Assim a ADRAL procurou junto do seu grande parceiro europeu EURADA, a Associação Europeia de Agências de Desenvolvimento, da qual a ADRAL é membro do Comité Executivo e do Conselho de Administração, estabelecer um acordo de instalação da Representação Permanente da ADRAL em Bruxelas, com recurso ao uso das instalações da EURADA, bem próximas do centro de decisão da União Europeia.

Os objetivos desta parceria incluem:

1- Maximizar a utilização de oportunidades de financiamento no período 2021-2030, nomeadamente, do atual Horizonte Europa e de outros programas com o mesmo horizonte temporal;

2-Gerar parcerias e iniciativas, em cooperação com regiões congéneres Europeias e observar oportunidades de financiamento e parceria;

3- Suportar a fase inicial de preparação de projetos financiáveis;

4- Apoiar a organização de eventos, encontros, presenças e participações de promoção da ADRAL, dos seus acionistas e da Região do Alentejo em Bruxelas;

5- Amplificar a presença da ADRAL em Bruxelas, e apoiar a região na sua representação, projeção e qualificação europeia.

https://www.adral.pt/wp-content/uploads/2025/03/9e37f38c-ef03-49ae-b1d6-bd49330a891c.jpg

REPRESENTAÇÃO PERMANENTE DO ALENTEJO EM BRUXELAS

Saber mais...

Durante o ano de 2023, a ADRAL – Agência de Desenvolvimento Regional do Alentejo, sob o patrocínio institucional das 4 Comunidades Intermunicipais do Alentejo e a Comissão de Coordenação e Desenvolvimento Regional do Alentejo, desenvolveu um processo de aproximação da Região Alentejo ao centro de decisão político europeu.

Este processo tem como principal objetivo a criação de uma Representação Permanente da Região Alentejo em Bruxelas, por forma a criar uma ponte entre os principais agentes da Região, Públicos e Privados e os principais Centros de Decisão em Bruxelas, providenciada pela ADRAL.

Com o intuito de dar a conhecer a estratégia deste processo aos principais agentes da Região, incluindo CCDR Alentejo, Comunidades Intermunicipais, Municípios, Academia e outras entidades públicas de relevo, a Agência realizou recentemente uma série de visitas a Bruxelas. Estas visitas incluíram redes europeias de destaque das quais a Agência faz parte, como a EURADA – European Association of Development Agencies, a ERRIN – European Regions Research and Innovation Network, bem como à Embaixada de Portugal na Bélgica, à REPER – Representação Permanente de Portugal junto da União Europeia, ao Parlamento Europeu e à AICEP Portugal Global Benelux, além de outras representações de regiões europeias em Bruxelas.

https://www.adral.pt/wp-content/uploads/2025/03/d3b5ae4b-4aa2-4b59-91a9-0f09a9b885ab.jpg

Harnessing Talent Platform

Saber mais...

A Comissão Europeia lançou em 2022 a “Harnessing Talent Platform” (Plataforma de Aproveitamento de Talentos”.

Esta iniciativa, tem como objetivo enfrentar os desafios colocados pela transição demográfica na UE, como a diminuição da população em idade ativa ou a saída de jovens de determinadas regiões. Através da Plataforma, a Comissão também promoverá eventos e boas práticas, bem como oferecerá assistência técnica às regiões necessitadas.

A ADRAL – Agência de Desenvolvimento Regional do Alentejo foi convidada a integrar um dos 4 Grupos de Trabalho desta plataforma. Estes 4 grupos abordam as temáticas da saúde, digital, investigação e inovação e desenvolvimento territorial. Foi aprovada a candidatura da ADRAL na qualidade de membro central do grupo de trabalho Territorial.

Por outro lado, esta plataforma também providencia assistência técnica a Regiões previamente identificadas pela Comissão Europeia, que enfrentem estes desafios colocados pela transição demográfica na UE.

Na primeira call, o Alentejo foi uma entre 46 regiões identificadas numa “armadilha de desenvolvimento de talento”. Em resposta a esta Comunicação, foi oferecida Assistência Técnica adaptada à região através da identificação de necessidades e prioridades, juntamente com aconselhamento e apoio metodológico com o objetivo de atrair, reter e desenvolver talento.

A ADRAL prestou apoio à CCDR-Alentejo na candidatura a esta call e está a apoiar a Comissão Europeia como perita no terreno.

https://www.adral.pt/wp-content/uploads/2025/03/6cfc7a2a-9ae5-414a-b62a-99bd396e42da.jpg

Centro Europe Direct Alentejo Central e Litoral

Saber mais...

O Centro de Informação Europe Direct do Alentejo Central e Litoral é um dos 15 Centros de Informação da União Europeia distribuídos pelo país. Integra a Rede de Centros de Informação Europe Direct, uma iniciativa da Comissão Europeia que se destina a promover a ponte de ligação entre a União Europeia, as suas instituições e os cidadãos. A sua missão visa disponibilizar informações, orientação, assistência e respostas a perguntas sobre as instituições, legislação, políticas, programas e possibilidades de financiamento da União Europeia, a nível local.