
As atividades, projetos e serviços da ADRAL foram implementados de uma forma integrada e envolvendo a equipa e as delegações existentes nas 4 NUT III do Alentejo.
A sede (Alentejo Central – Évora) e os polos (Alto Alentejo – Portalegre, Baixo Alentejo – Beja e Alentejo Litoral- Santiago do Cacém (Vila Nova de Santo André), continuaram a trabalhar de forma articulada e sempre com a preocupação de por um lado abranger todo o território na implementação das atividades, e por outro desenvolver um serviço de proximidade, junto das entidades locais e populações.
Ao nível do papel dos polos no território, está consolidada a sua reconfiguração com o intuito de os valorizar e aumentar as suas competências, com o objetivos de os consolidar como linhas da frente da Agência em cada uma das NUT III, com maior capacidade de resposta e maior envolvimento com os atores no terreno.
O trabalho desenvolvido nos polos da Agência, constitui em si mesmo um serviço de proximidade.
As equipas técnicas que aí trabalham, realizam atendimentos a empreendedores e empresas e outras entidades e pessoas que procuram a ADRAL para esclarecimentos e apoios diversos; elaboram candidaturas a sistemas de incentivo para empreendedores e empresas, e participam em candidaturas aos vários programas em que a ADRAL se envolve.
Participam ainda nas reuniões e fóruns na sua área de ação, representando a Agência e colaborando como parceiros.
Os polos da ADRAL têm ainda um papel fundamental no envolvimento das entidades, empresas e população do seu território nos projetos e atividades que a Agência desenvolve com abrangência regional, ou seja, são o garante e o suporte, para que a atividade dos projetos chegue a todo o território do Alentejo.
Enquanto líder SRTT, a ADRAL esteve envolvida na grande dinâmica que veio a resultar em inúmeros espaços de acolhimento empresarial no Alentejo. Um dos maiores e mais duradouros exemplos é o ÉvoraTech, a incubadora de base tecnológica do Município de Évora, construída em 2013 e apetrechada e gerida desde então pela ADRAL.
A ÉvoraTech, que apresenta uma taxa de ocupação de 100% contínua dos seus espaços físicos, tornou-se no centro da Rede de Acolhimento Empresarial do Alentejo – ADRAL e serviu de base para a gestão de espaços de acolhimento empresarial municipais entregues à gestão da Agência.
Entre 2020 e 2023 a REDE DE INCUBADORAS DO ALENTEJO – ADRAL passou de dois edifícios para nove.
1 – ÉvoraTech – Incubadora de Empresas de Base Tecnológica de Évora (em pleno)
2 – CAESC – Centro de Apoio às Empresas de Santiago do Cacém (em pleno)
3 – Incubadora de Novas Empresas de Nisa (em pleno)
4 – Centro de Negócios de Alcácer do Sal (em pleno)
5 – Núcleo de Empresas Criativas de Alvito (operação em fase de arranque)
6 – Startup Alentejo – Vendas Novas (em pleno)
7 – Centro Empresarial de Estremoz (em fase de lançamento)
8 – Centro Empresarial de Borba (preparada para inaugurar)
9 – Viveiro de Empresas de Alandroal (operação em fase de arranque)
Neste momento a REDE DE INCUBADORAS DO ALENTEJO – ADRAL acolhe 115 empresas.