TESTEMUNHOS

bt_bb_section_bottom_section_coverage_image
A missão internacional do eixo da agroindústria aos Países Baixos refletiu-se numa semana intensa de aprendizagem e contactos bilaterais. Tivemos oportunidade de conhecer um pouco da sofisticada agricultura holandesa e debatemos desafios comuns associados à sustentabilidade, à gestão eficiente dos recursos e às alterações climáticas. Perspectivámos oportunidades de investimento e desenvolvimento da agroindústria do Alentejo, em conjunto com várias empresas visitadas, tendo estas demonstrado grande interesse em conhecer a nossa região.
José Pedro Salema
Presidente do Conselho de Administração da EDIA
A participação da APS na iniciativa Invest in Alentejo permitiu promover o Porto de Sines em vários dos setores estratégicos de desenvolvimento e em mercados-chave para a atração de investimento, destacando-se o agronegócio, as energias renováveis e os produtos refrigerados. Esta iniciativa permitiu assim colocar Sines na agenda de vários promotores internacionais, em vários segmentos estratégicos para o porto. Estamos certos de que se traduzirá numa maior captação de investimento para a região e no efetivo aumento do relacionamento económico do Alentejo com o mundo.
José Luís Cacho
Presidente da APS - Administração dos Portos de Sines e do Algarve
O Sines Tech - Innovation & Data Center Hub está a infraestruturar uma nova economia digital em Portugal, atraindo investimentos, numa escala sem precedentes no nosso país, em conectividade, processamento e armazenamento de dados, com enorme valor acrescentado em território nacional. A visão da ADRAL - Agência de Desenvolvimento Regional do Alentejo, que está a ser implementada através do Invest in Alentejo, é transformar a região num hub logístico, energético e digital europeu e global. Uma visão em linha com a prioridade nacional dada à nossa inserção no comércio mundial de mercadorias, energia e dados, construindo uma sociedade de altos rendimentos decorrentes da liderança da dupla transição energética e digital.
Filipe Costa
CEO da aicep Global Parques
A participação na missão Expo Dubai, promovida pelo Invest in Alentejo, constituiu uma frutuosa oportunidade de promover o Complexo Portuário e Industrial de Sines num contexto transversal dos diversos eixos nos quais estamos a apostar: energia, logística e transição energética. A promoção conjunta da região Alentejo potencia sinergias, beneficiando a captação de mais investimento. Uma palavra de apreço pelo empenho e profissionalismo da ADRAL na organização desta missão.
Isabel Caldeira Cardoso
Vice-Presidente da Comissão Executiva da aicep Global Parques
Com um património cultural reconhecido mundialmente e uma das mais bem preservadas regiões da Europa, o Alentejo reúne, na sua imensidão, um mundo de verdadeiras oportunidades por explorar. Évora, que será Capital Europeia da Cultura em 2027, é um destino turístico diferenciado, tem na aeronáutica, eletrónica e agroindústria setores emergentes ao nível da especialização tecnológica com assinalável potencial exportador. Investir no Alentejo é, pois, uma aposta segura com a garantia de qualidade que nos distingue.
Alexandre Varela
Vice-Presidente da Câmara Municipal de Évora
A parceria que se estabeleceu no âmbito da iniciativa Invest In Alentejo ajudou a iniciar a construção de parcerias em mercados nunca antes tentados e reforçou a intervenção nos que presentemente assumem particular relevância, como é o caso de Estados Unidos e Canadá. Para além do efeito imediato conhecido no setor do turismo, a iniciativa Invest In Alentejo traduz um outro ganho de longo prazo, que é o ter posto diferentes setores da atividade económica a trabalharem em conjunto e a conhecerem-se mutuamente muito melhor. Esse constitui uma dinâmica de sucesso e por isso importa que esta parceria larga, multisetorial e agregadora conheça continuidade.
António Lacerda
Diretor Executivo da ARPTA - Turismo do Alentejo
A participação na missão Expo Dubai foi, sem dúvida, uma excelente oportunidade de promover e potenciar o nosso Alentejo, e naturalmente o Município de Santiago do Cacém, que nos permitiu afirmar o Alentejo enquanto destino de excelência para o investimento direto estrangeiro. O contacto direto com agentes locais e internacionais, nas diversas áreas que pretendemos potenciar, que, no caso particular de Santiago do Cacém, são o Turismo, Agroindústria e Energia, permitiu-nos estabelecer uma importante ponte que poderá captar investimentos futuros relevantes para o desenvolvimento económico e social da região.
Álvaro Beijinha
Presidente da Câmara Municipal de Santiago do Cacém
Do ponto de vista de Sines e da captação de investimento produtivo para a cidade, o Invest In Alentejo veio dar uma nova substância à já longa tradição de articulação entre o Município, a aicep Global Parques e a Administração dos Portos de Sines e Algarve, permitindo igualmente a presença de Sines em mercados e setores até aqui menos desenvolvidos, como os dados ou a logística. Desse ponto de vista conclui-se que a ADRAL, com esta iniciativa, está a liderar o processo de internacionalização de todo o Alentejo, contribuindo assim para a captação de investimento e de capital humano, bem como para a competitividade da região.
Nuno Mascarenhas
Presidente da Câmara Municipal de Sines
A EDIA, enquanto entidade promotora do Empreendimento de Fins Múltiplos do Alqueva, divulga as potencialidades do território, recebe e apoia potenciais investidores, identificando áreas estratégicas. A parceria com a ADRAL permitiu levar o Alqueva junto de potenciais investidores nas áreas já identificadas, em particular na agroindústria e agricultura, através de ações de divulgação, que foram acompanhadas por atores locais. Basta olhar para as recentes estatisticas regionais do Alqueva, que aferem o sucesso do projeto, e que acreditamos que muito se deve às suas ações de divulgação e disseminação enquanto território com espaço e potencial para receber novas atividades. As ações conjuntas amplificam as oportunidades, fortalecem a mensagem e credibilizam a região.
Carlos Silva
EDIA - Empresa de Desenvolvimento e Infra-estruturas do Alqueva