09 junho 2020

JORNADAS IBÉRICAS SOBRE O HIDROGÉNIO – Iª SESSÃO ONLINE| 16 de junho de 2020

No próximo dia 16 de junho de 2020 irá decorrer a primeira sessão online das Jornadas Ibéricas sobre o Hidrogénio. A ADRAL, como entidade coorganizadora, convida-o(a) a participar nesta Primeira Conferência sobre ‘O Hidrogénio como um vetor de desenvolvimento socioeconómico no Sudoeste Ibérico (SOI)’ apresentada pela Sociedade Civil e as Administrações Públicas regionais da Extremadura e Alentejo.

Esta, que será a primeira de 5 sessões previstas para o ciclo de Conferências, terá início com uma mesa redonda online composta por especialistas e representantes do setor energético e das administrações públicas europeias, nacionais e espanhol-portuguesas e contará com a participação do Presidente do Governo Regional da Extremadura, Guillermo Fernández Vara e do Presidente da Comissão de Coordenação do Desenvolvimento Regional do Alentejo, Roberto Pereira Grilo. Tem como principal objetivo abordar as oportunidades que esta fonte de energia já oferece hoje como vetor de desenvolvimento socioeconómico para os territórios do sudoeste ibérico, com destaque para as condições muito favoráveis existentes nos mesmos e para a fundamental coesão entre as regiões de ambos os lados da fronteira luso-espanhola como eixo transversal e longitudinal de novas economias. Terá também lugar uma reflexão sobre projetos concretos de hidrogénio que já estão em andamento na Extremadura e no Alentejo, no seguimento do recente apoio dos governos espanhol e português para a  implementação imediata do hidrogénio como energia fundamental para alcançar uma economia europeia totalmente descarbonizada em 2050.


Até ao mês de novembro estão planeadas as restantes sessões do ciclo mencionado, sobre os temas: "Tecnologia de produção e transformação", "Distribuição e aplicações", "Transporte e mobilidade" e "Armazenamento e gestão".

Esta é uma iniciativa promovida pela Loabre, AEI Car-EX, Adral (Agência de Desenvolvimento Regional do Alentejo), Instituto Politécnico de Portalegre, Junta de Extremadura (Secretaria Geral de Ciência, Tecnologia, Inovação e Universidade) e CCDR Alentejo, com a colaboração de Fundecyt, Rede Ibérica do Sudoeste, Programa POCTEP-Euroace Transfronteiriço, Valoriza, UEX, Centro Nacional de Hidrogénio e a Fundação para o desenvolvimento de novas tecnologias de hidrogénio em Aragão.

Convidamo-lo(a) a consultar o programa e proceder à sua inscrição em: