26 setembro 2019

Workshop de Inovação para Empresas Âncora

A Agência de Desenvolvimento Regional do Alentejo (ADRAL), em parceria com o Parque do Alentejo de Ciência e Tecnologia (PACT), organizou no dia 24 de setembro, um Seminário de Apresentação de Resultados dos Diagnósticos de Inovação para as PME Alentejo a atuar no Domínio das Tecnologias Críticas Energia e Mobilidade Inteligente, que visam uma caraterização do ecossistema.

Às empresas que responderam ao questionário on-line, foi entregue o seu diagnóstico individual de inovação que inclui o benchmark com os maiores inovadores do mundo, bem como um exemplar do livro “How to Assess and Measure Business Innovation” que constitui um manual técnico de inovação, ao explicar em detalhe a metodologia e o framework utilizado.


No mesmo dia teve ainda lugar um Workshop colaborativo de cocriação com as PME que responderam ao diagnóstico de inovação, com o objetivo de obter os seus contributos para o modelo de inovação a implementar entre as empresas âncora TCEM e as PME do Alentejo. No dia 17 de setembro já tinha sido recolhida a perspetiva das empresas âncora num workshop semelhante, cabendo agora às PME a oportunidade de darem o seu contributo para a construção de um modelo que vá de encontro às necessidades das empresas âncora e das PME.

Ambas as iniciativas estavam enquadradas no âmbito do projeto da Aceleradora de Empresas em Tecnologias Críticas Energia e Mobilidade Inteligente (ATCEM), operação financiada pelo Sistema de Apoio a Ações Coletivas do Alentejo 2020.