20 junho 2018

Participação da ADRAL no Encontro Empresarial do Sector Aeronáutico Andaluzia-Portugal

No passado dia 7 de junho teve lugar na sede da Câmara de Comércio de Sevilha um encontro entre empresas e centros de investigação e desenvolvimento do sector aeroespacial da Andaluzia e Portugal.

​O encontro decorreu no âmbito do projeto AERIS, cofinanciado pelo programa POCTEP (Cooperação transfronteiriça Espanha-Portugal), que visa a integração e a melhoria da competitividade do cluster aeroespacial na região transfronteiriça Andaluzia-Alentejo.

Com o intuito de partilhar as oportunidades de desenvolvimento e negócio entre os agentes do sector aeroespacial, bem como da promoção de possíveis vias de colaboração, procedeu-se à organização de:

 

  • Apresentações individuais de empresas, projetos e linhas estratégicas, que se constituíram como muito esclarecedoras e interessantes para os assistentes;

     
  • Reuniões bilaterais, nas quais participaram empresas e entidades de elevada relevância no sector, que contaram com mais de 50 inscritos.

 

A ADRAL e os restantes sócios do projeto (AED, CEiiA, Universidade de Évora, PACT, Câmara de Comércio de Sevilha, cluster Hélice, FADA CATEC, Universidade de Sevilha e Agência IDEA) participaram ativamente, aportando a sua experiência e conhecimento dos mais de 50 agentes de desenvolvimento tecnológico do sector que se reuniram neste evento.

 

Posteriormente, os assistentes do encontro puderam participar numa jornada sobre Tecnologia, Conhecimento e Relações Comerciais entre Portugal e a Andaluzia, que contou com intervenções do Sr. Embaixador de Portugal em Espanha, do Sr. Secretário de Estado para a Internacionalização de Portugal, e do Sr. Secretário-Geral da Economia da Junta da Andaluzia e Presidente da Extenda – Agência de Promoção Externa da Andaluzia.

 

Os representantes do cluster andaluz, Hélice, e do cluster português, AED, analisaram a situação atual do setor aeronáutico na Andaluzia e Alentejo, destacando as oportunidades de negócio existentes em ambas as zonas e realçando um futuro prometedor quanto à cooperação e ao desenvolvimento tecnológico, assente na atuação do projeto AERIS.