20 dezembro 2017

1.ª Reunião Internacional Peer Learning do projeto Go SIV

​Decorreu nos dias 18 e 19 de dezembro, em Bielsko-Biała, na Polónia, a 1.ª Reunião Internacional Peer Learning do projeto Go SIV – «Support SMEs innovation and initiatives within Smart Industrial Villages (SIV), an approach for renovating traditional urban industrial areas». Este projeto, financiado no âmbito do Horizonte 2020 – Programa de Investigação e Inovação da União Europeia (UE), visa melhorar o apoio prestado aos processos de inovação das PME, através do teste e desenvolvimento de um modelo de ecossistema de inovação denominado «Aldeias Industriais Inteligentes». Mais especificamente, a abordagem «Aldeias industriais inteligentes» refere-se a um processo de renovação de pequenas e médias áreas industriais, urbanas ou localizadas nos subúrbios, que tenham sido projetadas de acordo com modelos antigos, e que incluam pequenas empresas industriais e atividades artesanais.

            Esta parceria, constituída pela ADRAL, pela ARRSA – Agencja Rozwoju Regionalnego S.A., Polónia, e pela ERVET – Emilia-Romagna Valorizzazione Economica Territorio Spa, Itália, irá estudar três casos de reabilitação de zonas industriais, localizados em cada uma das regiões de atuação destas entidades, e desenvolver um estudo de investigação que analisará as oportunidades e necessidades existentes e criará propostas para acrescentar valor, que, ao serem aplicadas em áreas industriais com as mesmas características, poderão impulsionar o seu crescimento.

            Nesta 1.ª Reunião Internacional Peer Learning, em Bielsko-Biała, houve também lugar para uma visita a Nowe Miasto, um caso de sucesso de reabilitação de uma área industrial antiga, que atualmente alberga centros de acolhimento empresariais, bem como outras atividades empresariais, em espaços completamente renovados. De seguida, a parceria reuniu com a administração da universidade de Bielsko-Biała, num encontro em que foram apresentados alguns projetos em curso e grupos cuja finalidade é estimular e ajudar ideias a tornarem-se negócios. Por fim, realizou-se uma visita ao FabLab Bielsko-Biala, gerido pelo parceiro anfitrião, a ARRSA.

            A 2.ª Reunião Internacional Peer Learning deste projeto terá lugar no próximo mês de abril em Bolonha, Itália, e será organizada pelo parceiro ERVET. Esta reunião dará continuidade ao processo de aprendizagem já iniciado, através da apresentação das ações que estão previstas no âmbito da transformação de zonas industriais em Smart Industrial Villages, com especial enfoque para o caso de estudo do parceiro anfitrião.