14 julho 2017

ADRAL em Valladolid para reunião do projeto REInova

A ADRAL – Agência de Desenvolvimento Regional do Alentejo participou na 2.ª reunião de parceria do projeto REInova – Re-industrialização, Empreendedorismo e Inovação nos setores produtivos tradicionais, que decorreu nos dias 10 e 11 de Julho, em Valladolid, nas instalações da Câmara de Comércio de Valladolid e do ITACYL – Instituto tecnológico e Agrário de Castilla y Leon.

O projeto pretende criar e testar uma nova metodologia internacional de incubação de ideias, adaptada às microempresas do setor agroalimentar, que aumente a intensidade tecnológica e de conhecimento com vista à formulação de produtos de excelência (totalmente novos ou adaptando os existentes), ajustados a nichos de mercados externos.

Através de um processo de inovação aberta (open innovation), estimular-se-ão a atitude empreendedora, a criatividade e a inovação nas diversas fases da cadeia de valor, desde a ideia até à entrada dos produtos no mercado. 

A cooperação será um fator decisivo para potenciar a inovação disruptiva, otimizar processos, partilhar conhecimento e mercados, atingir dimensão crítica e minimizar as barreiras culturais.

A ADRAL, fazendo uso dos recursos disponíveis no FABLAB Évoratech, integra uma parceria liderada pela Incubadora D. Dinis (Leiria) e composta por onze entidades, das quais sete são portuguesas e quatro são espanholas.