28 agosto 2017

Tourism Explorers tem 10 mil euros para os melhores projectos turísticos

O maior programa nacional de criação e aceleração de startups na área do turismo realiza-se entre 6 de setembro e 23 de outubro de 2017. 12 cidades irão acolher em simultâneo mais de 50 equipas para trabalhar soluções inovadoras para o setor do turismo.

O Tourism Explorers é um programa organizado pelo Turismo de Portugal em parceria com a NOS e a Fábrica de Startups, composto por duas fases: Ideação e Aceleração, com candidaturas a decorrer até 27 de agosto de 2017 no site www.tourismexplorers.pt  


Na fase de aceleração, que terá lugar entre 6 de setembro e 18 de outubro de 2017, as equipas com projetos relacionados com o turismo vão poder testar e validar os seus modelos de negócio. A grande final nacional de aceleração irá acontecer a dia 23 de outubro em Braga, na Startup Braga e inclui a apresentação dos projetos vencedores das 12 cidades e a seleção do grande vencedor nacional. O melhor projecto nacional terá um incentivo de 10 mil euros para financiar o seu negócio e acesso ao WebSummit.

A fase de ideação do Tourism Explorers, já concluída, teve óptimos resultados para a área turística nacional. Foram identificadas as principais necessidades de segmentos de clientes e desenvolveram-se dezenas de soluções inovadoras. A equipa de Castelo Branco, Epic Tours, foi a vencedora com a ideia de apresentar uma oferta personalizada de viagens em motociclo pelo centro de Portugal, aproveitando os recursos e oportunidades já disponibilizados pelas várias entidades que trabalham na valorização e dinamização de cada um dos subsegmentos do território.

O programa Tourism Explorers tem como principal objetivo potenciar o desenvolvimento de inovação e empreendedorismo em Portugal, através do apoio à criação de novas startups com produtos e serviços inovadores focados no setor do turismo. 

Ao longo do programa, os empreendedores terão acesso a formadores e mentores de excelência, e às metodologias FastIdeation e FastStart da Fábrica de Startups, já amplamente testadas no desenvolvimento de novos negócios.

Este projeto pretende também combater a assimetria regional, através da realização do programa, em simultâneo, em diversas cidades de Portugal, através da colaboração com a Startup Braga, a Porto Business School, o CEI – Centro de Empresas Inovadoras, o TagusValley, a Fábrica de Startups, a ADRAL – Agência de Desenvolvimento Regional do Alentejo e a Startup Angra, e com as Escolas de Turismo Locais de Viana do Castelo, Coimbra, Caldas da Rainha, Setúbal e Faro.


Sobre o Turismo de Portugal 
Integrado no Ministério da Economia, o Turismo de Portugal é a Autoridade Turística Nacional responsável por promoção, valorização e sustentabilidade da atividade turística. Agrega numa única entidade todas as competências institucionais relativas à dinamização do turismo, desde a oferta à procura. Com uma relação privilegiada com as outras entidades públicas e os agentes económicos no país e no estrangeiro, o Turismo de Portugal está empenhado em cumprir o desígnio de reforçar o turismo como um dos pilares do crescimento da economia portuguesa. 
  
Info: www.turismodeportugal.pt ​​
 
 
Sobre a Fábrica de Startups 
A Fábrica de Startups é uma aceleradora de startups com a missão de contribuir para o fomento do empreendedorismo e criação de mais e melhores startups em Portugal, direcionadas para o mercado global. Com base na metodologia FastStart, a Fábrica de Startups realiza programas de aceleração e incubação, eventos e várias outras iniciativas para apoiar o processo de criação e desenvolvimento de startups. 
 
Info: www.fabricadestartups.com 

Sobre a NOS
A  NOS  é  o  maior  grupo  de  comunicações  e  entretenimento  em Portugal.  Oferece  soluções  fixas  e móveis de última geração, televisão, internet, voz e dados para todos os segmentos de mercado. É líder na TV por subscrição, em serviços de banda larga de nova geração e na distribuição e exibição cinematográfica em Portugal.
No  mercado  empresarial  posiciona-se  como  uma  alternativa sustentada  nos  segmentos  Corporate  e Mass  Business,  oferecendo  um  portefólio  alargado  de  produtos e  serviços,  com  soluções  à medida  de cada  setor  e  de  negócios  de  diferentes  dimensões,  complementando  a  sua  oferta  com  serviços  ICT  e Cloud. 
A NOS está no principal índice bolsista nacional (PSI-20), conta com mais de 4 milhões de clientes móveis, 1,5 milhões de clientes de televisão, 1,6 milhões de clientes de telefone fixo e 1,1 milhões clientes de internet de banda larga fixa.

Info: www.nos.pt/ 

Para mais informações contacte: 
Marta Silva, Marketing Director – msilva@fabstart.pt | 965648863
Madalena Clara, Acceleration Manager – mclara@fabstart.pt | 912090922